16/12/2008

"és cristão?"

foi no sábado, ao início do final de tarde. e eu escrevo isto como se o destino de metade da população mundial dependesse destas linhas. não depende, claro! quando chegares lá à frente, ao último ponto final, percebes que não. que tudo não passa de coisa nenhuma, esses pequenos nadas que inventamos para dar mais sentido a estes dias. adiante, então! era sábado, naquela altura em que começa o fim de tarde, e eu estava a atravessar um dos parques de estacionamento do técnico. um tipo da minha idade (talvez um pouco mais velho, talvez um pouco mais novo) dirigiu-se a mim e perguntou "és cristão?". respondi logo: "não, não tenho tempo para isso!". fiquei a pensar no que ele teria ficado a pensar. que eu não tinha tempo para ser cristão? ou que, mesmo podendo ser cristão, não tinha tempo para falar sobre isso? não fui incorrecto com ele, mas fiquei com a sensação de que tinha secura na voz quando lhe falei. arrependo-me sempre quando respondo com essa irritante secura na voz. arrependo-me todos os dias.


2 comentários:

Unknown disse...

A religião traz-nos amargura existencial. De certeza que Deus foi o primeiro a responder com esse tom de voz seco, de quem não quer ter nada que ver com o que se passa...

beijinho

Helder Gomes disse...

Obrigado, Rute! Com comentários desses, um tipo que até se acha com mau feitio fica logo a sentir-se melhor. Um beijo.