04/04/2010

Strong Arm Steady - In Search of Stoney Jackson




Strong Arm Steady - In Search of Stoney Jackson

2010
Stones Throw / Flur

Continua o concurso de pilas entre as costas leste e ocidental dos EUA, com novos argumentos para LA num disco produzido por Madlib.

Nas convenções do hip-hop americano que interessa, o Wu-Tang Clan ocupará sempre a cadeira de embaixador da costa leste. Mesmo que o clã ande meio desmembrado (sobretudo depois da morte de Ol' Dirty Bastard, em 2004) e comece a consentir mais espaço e projecção a gente como Jay-Z, as ruas da East Coast pertencem por legítimo direito a RZA, GZA, Raekwon, Method Man, Ghostface Killah e restantes membros.

Do outro lado da América, a voz do gueto sempre se ouviu mais em cidades como Los Angeles e São Francisco. Foi esse o epicentro do hip-hop da costa ocidental, com os históricos N.W.A. à cabeça. No entanto, no final dos anos 1990, Nova Iorque voltou a reclamar o protagonismo entretanto perdido, enquanto em LA o movimento associado à Death Row Records (selo fundado por Dr. Dre e morada de 2Pac e Snoop Dogg) começava a fraquejar com batalhas legais à mistura.

Os Strong Arm Steady (SAS) foram contemporâneos desse desabrochar e posterior declínio do gangsta rap ocidental. Formado em 2003, o colectivo chegou a ter oito elementos (uma espécie de clã da West Coast) mas, nos últimos anos, o miolo foi sendo reduzido até chegar ao formato actual de trio: o albino Krondon, Phil Da Agony (parte dos Barbershop MCs) e Mitchy Slick. Natural de San Diego, este último passou a integrar a massa criativa dos SAS depois de colaborar com Xzibit, contribuindo de forma decisiva para impulsionar o grupo no florescente mercado de mixtapes.

A troca de cassetes no underground de LA foi, de resto, um dos principais motores da divulgação do som dos Strong Arm Steady. Em 2007, gravaram finalmente o disco de estreia, Deep Hearted, que abre com citação de Jack Nicholson. Três anos depois, sai este In Search of Stoney Jackson (de novo, a homenagear um actor), um disco produzido por Madlib e com o selo da obrigatória Stones Throw. Já agora, consta que o "beat junkie" J.Rocc forneceu quase duas centenas de bases para o grupo trabalhar.

A referência às convenções no início do texto não foi casual: este disco parece uma reunião magna do hip-hop, com alguns dos mais relevantes produtores da actualidade, de Talib Kweli a Oh No (o irmão mais novo de Madlib). Da balada soul na inaugural "Best of Times" ao name-dropping desgovernado (Eminem, Ice Cube, 50 Cent, Andre 3000, LL Cool J, ...) em "Bark Like a Dog", já perto do fim, o álbum cresce em acutilância como se estivesse num comício de pilas apostado em ganhar. Em "Chittlins & Pepsi", por exemplo, que conta com a incrível voz de Planet Asia, o verso "that's why I got you pregnant 'cause your pussy was fertile" faz corar até o mais debochado.

Só pelo verso em cima, pela presença de Kweli em "Get Started" e pelo toasting de Guilty Simpson em "Needle in the Haystack", já valia a pena deitar a mão a In Search of Stoney Jackson. Ponto final.

http://www.bodyspace.net/album.php?album_id=1756


Sem comentários: