29/11/2009

A nuyorican soul em revista




Celia Cruz

Esta semana, vamos encher uma hora com os sons da diáspora porto-riquenha em Nova Iorque, na década de 1970. Celia Cruz (na foto), Babalu Miguelito Valdes e La Plata Sextette são alguns dos convidados desta homenagem à nuyorican soul.

01 Charlie Palmieri I've Got You Under My Skin
02 Manolin Morel Pare Cochero
03 Los Compadres Yo Tengo Pena
04 Carlos Argentino Ay! Cosita Lina
05 Noro Morales Serenata Ritmica
06 Babalu Miguelito Valdes Se Forma el Rumbon
07 Kito Velez Broca en La
08 Silvestre Mendez A Bailar Oriza
09 Vitin Aviles Azuquita
10 Rene Grand con su Combo New York y Coro Siga la Gente

11 Vicentico Valdes y Sonora Matancera Los Aretes de la Luna
12 Yayo el Indio La Bataola
13 Conjunto Casino Mambo Infierno
14 Rey Caney y su Orq. Para Usted Bailar
15 Bienvenido Granda El Tubo
16 Roberto Faz y su Conjunto La Tumba Brava
17 Cuarteto Mayari Besame Mas
18 La Plata Sextette Guajiira Guantanamera
19 Guillermo Portabales y Trio Matamoros Carinito
20 Celia Cruz y Sonora Matancera Melao de Cana

21 Celia Cruz Guedia Zaina

Clicar para ouvir ou guardar

emitido a 03 Novembro


Arnaldo Antunes - Iê Iê Iê




Arnaldo Antunes - Iê Iê Iê

Arnaldo Antunes quis voltar a fazer um som de banda com bateria, uma espécie de proto-rock, como se lê no texto de apresentação do novo álbum. Numa adenda, o músico nota que, enquanto ele, que começou nos anos 80 no rock, lança um disco chamado "Iê Iê Iê", Erasmo Carlos, que começou nos 60 no iê iê iê, edita um intitulado "Rock 'n' Roll". Elementar, meu caro Arnaldo! A coincidência é, de facto, demasiado evidente para ser ignorada mas...

Para continuar a ler, clicar aqui.


22/11/2009

Tricky - Abbaon Fat Tracks




Tricky

Tricky é um pequeno génio louco, paranóico e torrencial. Depois da passagem pelos Massive Attack na obrigatória estreia, "Blue Lines" (de 1991), o miúdo de Bristol estreou-se também no não menos obrigatório "Maxinquaye", lançado em 1995 e que agora se prepara para reeditar. Ainda o trip-hop dizia as primeiras palavras e já Tricky misturava hip-hop, rock e dub. E juntava samples de Public Enemy, Isaac Hayes, Marvin Gaye e Michael Jackson.

Para continuar a ler, clicar aqui.


Nirvana - Live at Reading




Nirvana - Live at Reading

Houve um tempo em que era simultaneamente perigoso, divertido e trágico fazer rock. Palavra que sim! Por essa altura, fizeram-se gravações históricas e concertos memoráveis cujo registo foi sendo trocado de mão em mão, fora dos circuitos legais, adensando-lhes o culto. Esse tempo pode muito bem ter morrido com Kurt Cobain. Mas é esse o tempo de "Live at Reading", edição que documenta a mítica actuação dos Nirvana a 30 de Agosto de 1992.

Para continuar a ler, clicar aqui.


Paco Hunter - No.1 in Acapulco




Paco Hunter - No.1 in Acapulco

O ar pelintra da capa, que mais parece um CD-R gravado com enlatados de uma Ibiza arraçada de Musgueira e vendido à saída do metro do Campo Grande, não faz ponta de justiça à música. "No.1 in Acapulco" (o título reincide na estética de malandragem chico-espertinha) é afinal uma volta no carrossel da América e da sua música. Mas fala-se aqui de pelo menos duas Américas, a do Norte e a do Sul.

Para continuar a ler, clicar aqui.


The Twilight Saga: New Moon (BSO)




The Twilight Saga: New Moon (BSO)

Já se sabe que as modas juvenis têm, à partida, o prazo de validade de um pacote de leite azedo. Uma moda é uma moda e raramente passa disso. Se agora são vampiros adolescentes, antes eram enlatados de histórias com fadas e unicórnios - muda o cenário, o espírito é essencialmente o mesmo. Mas, de repente, dois mundos chocam: uma papa travestida de thriller psicológico para consumo pré-adulto e o indie rock, que anda há demasiado tempo a fazer-se à pop instantânea.

Para continuar a ler, clicar aqui.


20/11/2009

Bebel Gilberto - All in One




Bebel Gilberto - All in One

Bebel Gilberto tem uma voz de embalo e de profundo encantamento e vem de uma das mais ilustres linhagens da música brasileira (filha de João Gilberto, sobrinha de Chico Buarque). Tem portanto tudo para dar certo - e dá quase sempre. A costela tropicalista, o samba e a bossa nova aromatizados no seu linguajar assentam bem na política de edições faustosas da Verve, que se estreia a lançar Bebel com este "All in One".

Para continuar a ler, clicar aqui.


Manu Chao - Baionarena




Manu Chao - Baionarena

Manu Chao tem nervo e garra para fazer de cada concerto uma festa e, pela amostra neste "Baionarena", faz exactamente isso. Nele, a música e a militância não têm nem princípio nem fim: um não começa onde o outro acaba, confundem-se sempre e chega a ser inútil tentar distingui-los na manta de retalhos. A estreia a solo, com "Clandestino", já mostrava um rodízio de influências, desde o punk ao reggae, da chanson à transpiração latino-americana e árabe.

Para continuar a ler, clicar aqui.


Pearl Jam - Backspacer




Pearl Jam - Backspacer

Descontando a xaropada que lhes está no ADN e o longo bocejo que a perspectiva de um novo álbum provoca, os Pearl Jam parecem gostar de fechar as décadas reconciliados com o mundo. Em 1998, "Yield" mostrava uma banda sobrevivente, capaz de reunir os cacos do grunge (a que foram associados mais por conveniência geográfica do que outra qualquer) e dar um urro de liberdade. Foi também nesse disco que trabalharam pela última vez com Brendan O'Brien, que lhes produziu todos os discos na década de 90, à excepção do seminal "Ten".

Para continuar a ler, clicar aqui.


Jay-Z - The Blueprint 3




Jay-Z - The Blueprint 3

Além de um rapper que vende milhões, Jay-Z é um empresário muito bem sucedido. Antigo patrão da editora Def Jam, com quem rescindiu para lançar "The Blueprint 3" pela sua Roc Nation, o músico é especialista em engrossar o caudal de tinta na imprensa sobre assuntos laterais às suas criações. No início da década, estava no auge o arranca-rabo com o também rapper Nas, discussão que seria enterrada em 2005. E há também a relação com Beyoncé, que só de si atrai as objectivas e os microfones dos jornalistas.

Para continuar a ler, clicar aqui.


18/11/2009

Elogio do fonógrafo






Uma hora dedicada a gravações históricas com um século de vida. É uma gloriosa viagem ao tempo do fonógrafo pela mão da Original Dixieland Jazz Band, Handys Orchestra e Louisiana Five, entre outros.

Clicar para ouvir ou guardar

emitido a 27 Outubro


Batida - Dance Mwangolé




Batida - Dance Mwangolé

A primeira edição discográfica da Batida nasceu a partir de um convite: vasculhar o arquivo histórico da Valentim de Carvalho de sons gravados em Luanda, nas décadas de 60 e 70, e fazer algo com isso. Coube a DJ Mpula esse trabalho de arqueologia sobre clássicos da música angolana, um trabalho feito "sem saudades e com respeito", nas palavras do produtor. Mpula entrou em contacto com o misturador Beat Laden, o poeta Ikonoklasta e o letrista Sacerdote.

Para continuar a ler, clicar aqui.


Lisa Germano - Magic Neighbor




Lisa Germano - Magic Neighbor

Lisa Germano já tem idade para ser mãe de muitos de nós, mas ainda nos canta como se estivesse enterrada nas movediças crises da adolescência. Depois de vários discos editados pela 4AD, incluindo o seu divã de Freud ("Geek the Girl"), e de algumas edições menos consequentes, a compositora americana assinou pela Young God Records. Foi através do selo de Michael Gira que saiu "In the Maybe World" e que foi reeditado o belíssimo "Lullaby For Liquid Pig".

Para continuar a ler, clicar aqui.


Teratron - Teratron




Teratron - Teratron

Burial manteve o anonimato até ao limite do suportável e só revelou a sua identidade já depois de lançar dois discos definidores do dubstep, uma corrente que emergiu a partir de Londres. Chegou-se a especular que seria Richard D. James (Aphex Twin) ou Norman Cook (Fatboy Slim) mas trata-se afinal de William Bevan, um nome que não diz rigorosamente nada a quase todos.

Para continuar a ler, clicar aqui.


Lou Barlow - Goodnight Unknown




Lou Barlow - Goodnight Unknown

Lou Barlow é um homem curioso. Membro fundador dos retornados Dinosaur Jr., dos Sebadoh e da Folk Implosion, o músico sempre arranjou forma de se incompatibilizar com os outros e investir o seu capital criativo em projectos paralelos. Ficaram na memória colectiva os míticos conflitos de personalidade entre o guedelhudo grisalho J Mascis e o eterno adolescente Barlow. À boleia dessa permanente discórdia, Lou seria expulso dos Dinosaur Jr. mas a eles voltaria mais tarde. E os jurássicos aí estão, amigos como dantes (ou nem tanto), e com álbum novo, "Farm", editado já neste 2009.

Para continuar a ler, clicar aqui.


15/11/2009

Speech Debelle - The Key




Speech Debelle

O Prémio Mercury já nos habituou a distinções improváveis: Roni Size e Talvin Singh têm-no no currículo, enquanto os Blur e os Radiohead nunca o ganharam apesar das sucessivas nomeações. A edição de 2009 não foi excepção. Esta semana, ficámos a saber que, mesmo concorrendo com nomes mais sonantes como Kasabian ou Bat For Lashes, foi nas mãos de Speech Debelle que acabou aquele que é talvez o mais prestigiado prémio de música no Reino Unido.

Para continuar a ler, clicar aqui.


Sunny Day Real Estate - Guitar and Video Games




Sunny Day Real Estate

Os Sunny Day Real Estate não foram os primeiros a serem chamados de "emo" mas são, sem dúvida, uma das bandas em que o rótulo assenta melhor. (Atalho de língua para "emotional hardcore", o termo terá começado a ser aplicado aos Embrace, de Ian MacKaye (Minor Threat, Fugazi), ainda que eles o tenham rejeitado sempre.) Formada em Seattle, a banda de Jeremy Enigk estreou-se em 1994 com "Diary" pela Sub Pop. No ano seguinte, saía "LP2" e a formação separava-se pela primeira vez.

Para continuar a ler, clicar aqui.


Os Mutantes - Haih or Amortecedor




Os Mutantes - Haih or Amortecedor

1974 foi um ano de grandes transformações na respiração política e cultural de algumas partes do mundo. Portugal despertava de uma longa hibernação com a Revolução dos Cravos, enquanto o Brasil vivia em plena ditadura militar que ainda se arrastou por mais uma década. Esse foi também o ano da última edição de estúdio d' Os Mutantes, a mítica formação brasileira que agora regressa aos discos, 35 anos depois.

Para continuar a ler, clicar aqui.


Yo La Tengo - Popular Songs




Yo La Tengo - Popular Songs

Já aqui o dissemos uma vez: os Yo La Tengo são praticamente inigualáveis em índices de coolness genuína. Para provar isso, na altura, demos dois exemplos (entre tantos outros possíveis) - o título do penúltimo disco, "I Am Not Afraid of You and I Will Beat Your Ass", editado em 2006, e a primeira amostra do novo álbum, 'Periodically Double or Triple', que abre com Ira Kaplan a dizer que nunca leu Proust.

Para continuar a ler, clicar aqui.


O regresso da vilania




Buju Banton

A primeira emissão oficial do Coffee Breakz, depois de umas imerecidas férias, vem cheia de boas intenções. Warrior Queen, Ms. Dynamite e Buju Banton (na foto) são algumas delas. É uma quase-hora programada com dancehall, funk e house.

01 Natalie Storm Intro
02 Lady Chann Kill a Soundboy Fast (Heatwave Special) (Fugitive Riddim)
03 Maxwell D Text Text Text (Fugitive Riddim)
04 Warrior Queen Every Stiff John (Heatwave Special) (Nitro Riddim)
05 Vybz Kartel Tek Buddy (DJ Shredah Refix) (Different Riddim)
06 Vybz Kartel & Spice Ramping Shop (DJ Shredah Refix) (Different Riddim)
07 Ms. Dynamite Bad Gyal (Bad Gyal Riddim)
08 Assassin Idiot Sound Dat (Heatwave Refix) (Bad Gyal Riddim)
09 Natalie Storm Play Di Ting (Heatwave Special) (Worker Riddim)
10 YT Innit (Heatwave Special) (Dirty Rag Riddim)
11 Doctor Go Down (Inflation Riddim)

12 Aidonia Bounce (Inflation Riddim)
13 Maxwell D Bandolero (Jumeirah II Riddim)
14 Natalie Storm Jumeirah (Heatwave Special) (Jumeirah Riddim)
15 Bunji Garlin Fire Now (Mr. Leub Refix) (Jumeirah Riddim)
16 Lady Chann Run England (Jumeirah Riddim)
17 Maxwell D Mad MD (Jumeirah Riddim)
18 Mavado & Busy Signal Badman Place (Heatwave Refix) (Badman Riddim)
19 Riko Dan Ice Rink (Heatwave VIP) (Ice Rink Riddim)
20 Ninjaman & Bounty Killer Bad Boy Nuh Cub Scout (Heatwave Refix) (Hey Bongo Riddim)
21 Buju Banton Batty Rider (Heatwave Refix) (Hey Bongo Riddim)
22 Shabba Ranks Ting a Ling (Heatwave Refix) (Hey Bongo Riddim)

23 Buju Banton Bogle (Heatwave Refix) (Hey Bongo Riddim)
24 Shystie Pull It (Heatwave Special) (Pull It Riddim)
25 Tifa Nuh Good (Heatwave Special) (Dirty Trumpet Riddim)
26 Busy Signal Da Style Deh (Heatwave Refix) (Dirt Salsa Riddim)
27 Rubi Dan Funky Dip (Heatwave Special) (Buss It Riddim)
28 Busy Signal Step Out (Mosca Refix) (Frontline Riddim)
29 Lady Chann War (King Riddim)
30 Mirikal We Don't Play
31 Sean Paul Temperature (Heatwave Refix) (Sirens Riddim)
32 Stush We Nuh Run (Sirens Riddim)
33 Doctor UK Funky Dancehall

Clicar para ouvir ou guardar

emitido a 20 Outubro