19/08/2008

G. Love & Special Sauce - Superhero Brother

G. Love & Special Sauce - Superhero Brother

Não há absolutamente nada de errado com a música relaxada, aquele som de esplanada e cocktail que afasta o stress e convida à preguiça. Mas a pintura começa a borrar quando todas as canções soam um pouco ao mesmo. Em "Superhero Brother" é como se G. Love fosse agora um homem religioso (não sabemos se é ou não) e andasse a fazer discos como quem compõe uma mantra, como quem diz uma oração.

E como o blues, elemento sempre presente na sua música, se aproxima mais dos ouvidos do Diabo, o novo disco estranha-se sem nunca se entranhar verdadeiramente. É pena, até porque Garrett Dutton (o nome verdadeiro) tem capital acumulado em pelo menos um par de discos anteriores. Lembram-se de "Coast to Coast Motel", um álbum cheio e de som apurado? Pois bem, este ficou algumas milhas atrás.

É certo que também aqui se tenta chegar a bandidos e diplomatas mas a esquizofrenia boa parou em 2001, com "Electric Mile". Agora com Mark Boyce nas teclas, G. Love e os seus Special Sauce andam nas imediações do funk, da soul e do velhinho rock de guitarras, mas não conseguem afirmar-se em nenhuma dessas pátrias. E é irónico que gente como Jack Johnson e Donavon Frankenreiter, que Dutton apadrinhou, faça parte do imaginário de quem visita as praias mais soalheiras enquanto G. Love fica com o lugar mais à sombra.

No arranque do disco há 'City Livin', uma faixa que toma conta do movimento da anca. No miolo há o habitual número hippie em 'Peace, Love and Happiness' e momentos de corte sentimental como 'Wontcha Come Home'. Logo a seguir, é fogo que arde mas não se vê. Já perto do final, o destaque maior vai para 'Who's Got the Weed'. Há por aqui pasto imenso para nos esticarmos à vontade e fazermos das noites de Verão o nosso templo.

Depois vem o tema-título, em que ele canta em alegre falsete sobre as coisas do mundo, de Bin Laden a Britney Spears. São os Stones em dança tribal com uns Beach Boys requentados. Enfim, um bonito final! É uma dor de alma que o resto não seja mais como estes minutos derradeiros. Assim como está, "Superhero Brother" é só mais um na discografia de G. Love & Special Sauce e isso é muito pouco.

http://cotonete.clix.pt/quiosque/novos_discos/body.aspx?id=376

Sem comentários: