![Bandas: Mapa Astral de 2009](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVfZfR6Rf1dZPaASWZdC7Q0Gk-9UlCD0c2EywWnkdmiRa_oGsqMklaoRVeRBPya52rTh5p1FelZ_k-PB4kW4RVEmkG6ZJOwvyprzpfOz6LWviV7mBGpX6vRzr5bQP4lnTfErIH/s400/bg_menu.jpg)
As listas de fim de ano são a Assembleia-Geral de qualquer publicação especializada em música. A tribo reúne-se para novamente ouvir à lupa e agrupar os discos que marcaram o ano prestes a findar. Mas, nos últimos tempos, tem-se assistido também a uma outra tendência, a de tentar prever quais serão os artistas marcantes do ano que arranca.
O Cotonete junta-se a esse exercício futurista e aposta em 11 nomes que podem “explodir” em 2009. Da pop electrónica dos Bag Raiders, Golden Filter ou Little Boots à sujidade soul e hip-hop de Theophilus London, passando pelo indie gospel dos Welcome Wagon e a indie pop de Florence and the Machine, não fica nada de fora.
No capítulo das consagrações, nem queremos ouvir falar deste ano sem a merecida vénia a Diplo e a descoberta dos N.A.S.A., esse projecto espacial de quatro letrinhas apenas. Na selecção nacional, as nossas apostas vão para três nomes: o rock alternativo dos doismileoito, o fado de Carminho e as manobras de DJ Ride. No final do ano, voltaremos a este espaço para ver se a bola de cristal nos enganou.
![Diplo](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2yfjeIBHnAX92RYphdQGyTWKPUIQMW7DFe6Da-yJwXREeEiDINyhoOaMCQ6Mm36jtHKGiTsV94po7_xkNOH5Z3OmgCrzsNjxYh1K2v5YvvYmQ1PvO6Gm46RZ5KAuS3P7VCx14/s400/img_diplo.png)
Diplo já não é completamente desconhecido entre os consumidores de música mais atentos. O nome do produtor norte-americano surge colado a muita da música interessante que se produz actualmente. No entanto, o trabalho de Diplo tem sido, no essencial e para o grande público, um trabalho silencioso e de bastidores.
Para continuar a ler, clicar aqui.
![DJ Ride](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoYtBs700nBng-9CNHOj03JiIGOJkWKAsZe5ptcBHBc7PDVFksjzMMRQSRRYt15gyoSGgYqBG6zgx7XN0A1U3rXczj77X2xvAbRHEte69vZeAaSIVStIApr5IdChzuS-mk-uOw/s400/img_djride.png)
DJ Ride já anda a fazer beats e scratching desde 2002, mas este ano o jovem produtor português vai ter a agenda particularmente ocupada. Em conversa com o Cotonete, o músico revelou que irá lançar, no final deste mês, um vinil de scratching, a «primeira ferramenta do género» em Portugal.
Para continuar a ler, clicar aqui.
![Little Boots](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXrE3vSWACiFX4Lp8UEmljEmbkvjJhwEHxlZaj3nfKfTO0cktiLg2lw8dufjMAfzA1q4sHsZ-ELiU3X-BuWMTmUV7guJYY-XcyZusVRcXwyLqpXyVLNFvsOIu6QNv-DzdGjdgF/s400/img_littleboots.png)
Os oráculos da imprensa especializada começam a afinar as suas previsões para 2009 pelas notas de Little Boots. Victoria Hesketh de seu nome, a cantora e teclista de 24 anos começa a distribuir jogo na roleta da electropop. E não está com meias medidas: cita influências como Gary Numan e Kate Bush, mas também David Bowie.
Para continuar a ler, clicar aqui.
![N.A.S.A.](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTbCSynbvEIIC5tc2xMQHPz8JqX6LFPMWIx1JjNIk7HRo5JbgN8cjaGB0zImy6lysYcBuKiffcfSOYjbYdeCgKWDQ3P42X80DfBNbYHGU-zj70V9m8DK7eCPDMXbKvUmZ-Ic5i/s400/img_nasa.png)
Começou por ser falado por meia-dúzia de publicações especializadas mas tem tudo para assumir proporções enormes, comparáveis aos nomes envolvidos. Afinal, não é todos os dias que se junta, no mesmo disco e para o mesmo projecto, Tom Waits, David Byrne, Chuck D, M.I.A. e Kanye West, entre outros. Os N.A.S.A. (North America South America) são o produtor norte-americano Squeak E. Clean e o DJ brasileiro Zegon.
Para continuar a ler, clicar aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário