26/01/2009

Bandas: Mapa Astral de 2009




Bandas: Mapa Astral de 2009

As listas de fim de ano são a Assembleia-Geral de qualquer publicação especializada em música. A tribo reúne-se para novamente ouvir à lupa e agrupar os discos que marcaram o ano prestes a findar. Mas, nos últimos tempos, tem-se assistido também a uma outra tendência, a de tentar prever quais serão os artistas marcantes do ano que arranca.

O Cotonete junta-se a esse exercício futurista e aposta em 11 nomes que podem “explodir” em 2009. Da pop electrónica dos Bag Raiders, Golden Filter ou Little Boots à sujidade soul e hip-hop de Theophilus London, passando pelo indie gospel dos Welcome Wagon e a indie pop de Florence and the Machine, não fica nada de fora.

No capítulo das consagrações, nem queremos ouvir falar deste ano sem a merecida vénia a Diplo e a descoberta dos N.A.S.A., esse projecto espacial de quatro letrinhas apenas. Na selecção nacional, as nossas apostas vão para três nomes: o rock alternativo dos doismileoito, o fado de Carminho e as manobras de DJ Ride. No final do ano, voltaremos a este espaço para ver se a bola de cristal nos enganou.

Diplo

Diplo já não é completamente desconhecido entre os consumidores de música mais atentos. O nome do produtor norte-americano surge colado a muita da música interessante que se produz actualmente. No entanto, o trabalho de Diplo tem sido, no essencial e para o grande público, um trabalho silencioso e de bastidores.

Para continuar a ler, clicar aqui.

DJ Ride

DJ Ride já anda a fazer beats e scratching desde 2002, mas este ano o jovem produtor português vai ter a agenda particularmente ocupada. Em conversa com o Cotonete, o músico revelou que irá lançar, no final deste mês, um vinil de scratching, a «primeira ferramenta do género» em Portugal.

Para continuar a ler, clicar aqui.

Little Boots

Os oráculos da imprensa especializada começam a afinar as suas previsões para 2009 pelas notas de Little Boots. Victoria Hesketh de seu nome, a cantora e teclista de 24 anos começa a distribuir jogo na roleta da electropop. E não está com meias medidas: cita influências como Gary Numan e Kate Bush, mas também David Bowie.

Para continuar a ler, clicar aqui.

N.A.S.A.

Começou por ser falado por meia-dúzia de publicações especializadas mas tem tudo para assumir proporções enormes, comparáveis aos nomes envolvidos. Afinal, não é todos os dias que se junta, no mesmo disco e para o mesmo projecto, Tom Waits, David Byrne, Chuck D, M.I.A. e Kanye West, entre outros. Os N.A.S.A. (North America South America) são o produtor norte-americano Squeak E. Clean e o DJ brasileiro Zegon.

Para continuar a ler, clicar aqui.


Sem comentários: