20/01/2009

Obama e imigrantes

Claro que Barack Hussein Obama vai desiludir. Como não? Há uns quantos arautos da desgraça, consumidos pelo cinismo e por um anti-americanismo primário, que baseiam a sua argumentação contra Obama nesse lapso de tempo entre a tomada de posse e o primeiro deslize. Nessa altura, vão dizer que eles bem disseram, que o único homem capaz de fabricar esperança para este mundo afinal falhou. Conhecem algum Presidente que não tenha desiludido uma parte, ou até mesmo uma grande parte, do eleitorado que o pôs lá? Pois eu também não! A mim parece-me claro como água que não basta apregoar a igualdade de oportunidades, é mesmo necessário que ela tenha consequências práticas. É importante haver um Presidente negro na América para que isso deixe de ser importante. Não percebem? Olhem em volta, escutem os comentários racistas! É esse o mundo que queremos deixar para os nossos filhos? Eu sei que vou adorar poder contar que vi a História construir-se à minha frente. É impagável ter visto miúdos em Nova Iorque, a um ano da eleição, entusiasmados com a política! Como terá sido impagável festejar a vitória de Obama no Bronx! Há outra coisa: nós os que acreditamos nele ainda não perdemos a ilusão e a capacidade de sonhar. E isso é bom.

-----

Eu já tinha falado sobre os projectos de lei de Paulo Portas para a imigração num post particularmente violento. Mas, como eu sou uma besta sem formação nem cultura, vamos ouvir José Ribeiro e Castro, colega de partido e deputado ao Parlamento Europeu pelo CDS/PP:

"Não escondendo propósitos eleitoralistas, as propostas configuram sobretudo uma lei de expulsão de estrangeiros, baixando cegamente o limiar das molduras penais que determinariam aquele efeito. E procuram jogar com a ignorância de sectores da opinião pública, explorando de modo irresponsável a associação leviana da imigração à criminalidade";

"São propostas que não denotam traço de respeito pela pessoa humana";

"Foi-se ao ponto de exigir que até os menores, filhos de estrangeiros, nascidos em Portugal, tivessem, além de todos os demais requisitos, que fazer prova de "capacidade para garantir a sua subsistência", a fim de adquirirem a nacionalidade portuguesa. Até os menores!"


in Público, 20 Jan 2009

Claro que alguém com tal humanidade não poderia durar muito à frente dos destinos do CDS-PP!

-----

Quando sinto que o mundo pode estar perdido, aninho-me na música de Marvin Gaye:






2 comentários:

Unknown disse...

partilho a repulsa pelo cds-pp... e, depois desse cometário, o dr. Ribeiro e Castro subiu tremendamente na minha consideração =)

Helder Gomes disse...

De facto, não me imaginava a citar Ribeiro e Castro para sustentar uma posição minha, mas ainda me supreendo muito com as pessoas. Desconfio que é porque são intrinsecamente boas, ainda que, por vezes, escolham mostrar o lado mau!