04/01/2009

Faixa de Gaza

Lembras-te do tempo em que os filmes americanos tinham aquela candura que, em vez de nos irritar, nos deixava enternecidos? Pois bem, esta noite, estava a passar "Mermaids - A Minha Mãe é uma Sereia", uma coisa militantemente piegas. Fiquei a ver. Quando era miúdo, tinha um fraquinho pela Winona Ryder, por causa daquela voz sussurrada. No filme, a irmã dela de 9 anos é interpretada por Christina Ricci. Sempre adorável, a miúda!

-----

Partimos para qualquer discussão sobre o Médio Oriente com a certeza de que ela acabará sem soluções ou resoluções fáceis. Ninguém no seu perfeito juízo toma partido por um dos lados. Mas fico sempre assustado com a desproporção com que tombam as vítimas. Em apenas uma semana de operação militar, morreram 424 palestinianos e dois mil ficaram feridos. Do lado de Israel, morreram quatro (três civis e um soldado). São sempre vidas perdidas, uma ou 1000, mas isto põe-me a pensar. E agora começou a ofensiva terrestre e isso é uma merda!

-----

Esta tarde, vi no King "A Valsa com Bashir", um filme animado sobre a guerra do Líbano. Lá estamos nós a ver os bonecos e, nos últimos segundos, levamos com um assustador choque de realidade. Brilhante!

A Valsa com Bashir

-----

Resolvi chamar "esplendor na relva" a estas notas soltas (nada a ver com as desinteressantes notas do António Vitorino). É uma óbvia referência ao filme de Elia Kazan, o filme mais bonito do mundo! Foi ele que nos ensinou que o amor pode mesmo levar à loucura.

Esplendor na Relva


Sem comentários: