01/12/2008

Paranoid Park e o cinema polaco

Acabei de ver o "Paranoid Park" pela terceira vez este ano. A primeira foi num cinema de arte e ensaio (já ninguém diz isto, é pena!) em Manhattan, estava um frio de neve. A segunda foi já em Lisboa, numa das reposições de Verão do Nimas. A terceira foi há pouco na televisão. Ninguém filma a adolescência nos corredores de liceu como Gus Van Sant. Naquele seu estilo estilhaçado, de narrativa que se mostra aos poucos e nunca respeita a cronologia. Imagens arrastadas a pontuar as emoções daqueles miúdos. Quase tudo se passa num skatepark ou por causa do que se passou perto do skatepark naquela noite. Mas há uma passagem, perto do fim, que me eriça sempre o pêlo da nuca. Quando em fundo toca "Angeles" do Elliott Smith:

someone's always coming around here trailing some new kill
says i seen your picture on a hundred dollar bill
and what's a game of chance to you, to him is one of real skill
so glad to meet you
angeles


Paranoid Park

Gus Van Sant e Elliott Smith são de Portland. Um ainda vive, o outro já não. Estava na faculdade, numa das salas de informática da FCSH, quando li que o Elliott Smith tinha espetado uma faca no peito...

No sábado, fui ao cinema ver "Quatro Noites com Anna" de um tipo polaco chamado Jerzy Skolimowski. Sempre me intrigou o realismo brutal e ostensivamente violento do cinema polaco. Lembrei-me imediatamente de ter passado uma parte da adolescência a ver filmes na TV Polonia, no glorioso tempo da televisão por satélite. Eu só via aquilo porque tinha legendas em inglês.

Este fim-de-semana, por duas vezes, recordei com saudade a minha adolescência. Estou a ficar velho!

2 comentários:

Unknown disse...

Só vi o Elephant (adoro, adoro, mas é tão perturbador) e ando há uma eternidade para ver o "Paranoid Park"... Se for tão bom como dizes, quero muito mais!

beijinho

Helder Gomes disse...

O "Paranoid Park" é menos perturbador do que o "Elephant" mas igualmente inquietante. Gravei o filme em DVD quando agora passou na televisão. Se quiseres, empresto-to.